sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sistemas de Avaliação

Avaliações são instrumentos-chave para o desenvolvimento permanente da qualidade da educação, uma vez que utilizam metodologia científica e informação objetiva para a tomada de decisão e a definição de políticas públicas e práticas pedagógicas.

Apesar de existirem avaliações nacionais e globais, ainda há pouca compreensão sobre o tipo de resultados que esses exames podem dar e fracasso na integração com o restante do sistema educacional. Dessa forma, para que o aprendizado efetivo seja um direito garantido a todos os alunos, é necessário estabelecer sólidos sistemas de avaliações, que sejam capazes de monitorar regularmente o progresso no cumprimento dos parâmetros educacionais.


É preciso garantir também que os resultados dessas avaliações cheguem, de forma oportuna e acessível, a alunos, pais, educadores, políticos e empresários. Com isso, torna-se possível estudar o currículo e promover, se necessário, mudanças importantes, com a formulação de políticas públicas e estratégias focadas no aperfeiçoamento do ensino na sala de aula. O monitoramento constante permite diagnósticos precisos e soluções adequadas às reais necessidades dos alunos.

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